Fundação Bachiana – Arte e Sustentabilidade


A Fundação Bachiana, criada em 2006, na cidade de São Paulo (SP), iniciou sob a coordenação do maestro João Carlos Martins, um trabalho de musicalização para crianças e jovens em cidades do interior e bairros das grandes capitais, denominado projeto “A Música Venceu”.

Num primeiro momento, o foco principal do projeto é o ensino da música, que pretende formar um novo público que saiba apreciar a música clássica.

Em seguida, espera-se que muitas dessas crianças e jovens possam vir a ter a música como uma forma de expressão pessoal, sem que isso seja, ainda, um ofício ou profissão, o que deverá acontecer num terceiro momento, quando então, o projeto pretende descobrir talentos musicais.

Como decorrência da musicalização, e independentemente do progresso musical da criança ou jovem, o trabalho da Fundação Bachiana contribui imensamente para a formação do indivíduo, pois seu aprendizado requer disciplina, coordenação motora, concentração, atividade colaborativa e participativa, habilidades fundamentais na formação do cidadão.

Para dar suporte e apoio aos projetos desenvolvidos pela Fundação Bachiana Filarmônica foi desenvolvido o programa de Incentivo Cultural destinado às ações de complementação e suporte das atividades de concertos clássicos, democratização da música clássica e musicalização dentre outros.

As atividades relacionadas ao projeto de Incentivo Cultural são muitas, dentre as quais estão o desenvolvimento de pesquisas relativas à identidade musical brasileira sob todas as suas formas, a promoção de cursos e palestras relacionados à atividade musical, desde a história da música, como de seus compositores e intérpretes, de forma a divulgar a cultura musical e formar um cidadão mais consciente.

Conheça em maiores detalhes o trabalho desenvolvido pela Fundação Bachiana e ajude a divulgá-la. Clique no link a seguir ir para a página da entidade na internet: http://www.fundacaobachiana.org.br/.