Fundação Lia Maria Aguiar



A Fundação Lia Maria Aguiar com sede em Campos de Jordão (SP), foi criada em 2008 com a missão de criar um legado que ajudasse a promover a inclusão socioeconomica, educacional e cultural das pessoas situadas nas faixas de renda mais desfavorecidas da sociedade, além de estimular ações de proteção do meio ambiente e do patrimônio histórico, entre outras ações de incentivo à cidadania.

O desenvolvimento cultural da população de Campos do Jordão e região, especialmente dos mais carentes, é um dos principais objetivos estatutários da Fundação Lia Maria Aguiar que entende que esse é um dos pressupostos do desenvolvimento social pois, há muito tempo, a cultura e a informação são requisitos essenciais para a conquista de empregos, da melhoria profissional, social e cultural e, portanto, fator de inclusão e de cidadania.

Assim, a Fundação vem desenvolvendo ações de forte interesse cultural e que beneficiam crianças e jovens estudantes das escolas públicas de Campos do Jordão.

O Grupo de Dança, por exemplo, um projeto que vem sendo desenvolvido há cerca de 13 anos pela bailarina e professora de balé clássico e jazz, Vanessa Elias, é um exemplo de trabalho social apoiado pela Fundação que atende diretamente mais de 1.100 crianças e jovens, de 6 a 16 anos.

No espaço, cedido pela Fundação, as aulas ocorrem duas vezes por semana e são ministradas por seis professores cujos salários são pagos pela mesma, que também custeia as inscrições em eventos de dança na região e fora dela, transporte, alimentação e hospedagem para a participação eventos, além do uniforme necessário para a prática da dança.

O Grupo de Dança vem se destacando em festivais e eventos relacionados à dança em todo o país. Em 2008, o Grupo conquistou o primeiro lugar em balé clássico e no Destaque como bailarina, no Solo Clássico, categoria júnior ( 12 a 14 anos), no Festival Internacional de Dança de Joinville (SC), competindo com jovens que já possuíam experiência em festivais no Brasil e no exterior. O Grupo conquistou ainda, em abril de 2009, 14 prêmios no Fast Dança, evento ocorrido em São José dos Campos (SP).

Visite o site da Fundação Lia Maria Aguiar em http://www.fundacaoliamariaguiar.org e saiba mais sobre seus projetos sociais.