ABRA – Associação Brasileira de Autismo

abra

A Associação Brasileira de Autismo – ABRA, é uma entidade civil fundada em 1988, com os objetivos de congregar as Associações de Pais e Amigos de Autistas, existentes no país, num trabalho de integração, coordenação e representação, em nível nacional e internacional, das entidades filiadas, fazendo com que mais pessoas tomem conhecimento dos problemas relacionados ao Transtorno do Espectro Autista.

Hoje, data em que se comemora o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, sabemos da importância que a ABRA tem à frente das diversas associações de pais espalhadas pelo Brasil.

O Autismo é uma alteração que afeta a capacidade de comunicação, socialização e comportamento da pessoa e a ABRA e suas associadas têm interferido a favor da criação de políticas públicas em prol da cidadania, educação e qualidade de vida das pessoas portadoras da doença.

A ABRA tem assento, atualmente, no Conselho Nacional de Saúde – CNS, no Conselho Nacional de Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência – CONADE e no Conselho Nacional da Criança e do Adolescente CONANDA. Participa de várias comissões no CNS, CONADE, em Grupos de Trabalho, no Fórum Nacional de Saúde Mental e no Comitê de Saúde Mental.

Foi através dos esforços da ABRA que podemos comemorar, na data de hoje, depois de quase dois anos de sua elaboração, o lançamento pelo Ministério da Saúde, da primeira política de saúde pública voltada especificamente para esse grupo de pessoas, com diretrizes especiais.

O documento inclui uma lista com vários indicadores de desenvolvimento para serem observados em crianças de até 3 anos: interação social, linguagem, brincadeiras e alimentação. Estima-se que 1% da população tenha algum grau de autismo.

O material mostra como ocorre o desenvolvimento esperado e apresenta os sinais de alerta. Por exemplo: após os 3 meses de idade, a criança já identifica a fala de seu cuidador, mostrando reações corporais e atenção. Já a criança com transtorno do espectro autista pode ignorar ou apresentar pouca resposta aos sons de fala, o que é um sinal.

Para saber mais sobre a ABRA visite www.autismo.org.br.